Princípio Ativo: Doxiciclina
Laboratório: Cepav
Espécie: Canino/Felino
Tipo: Antimicrobiano
Indicação do Produto: A doxiciclina é considerada o antibiótico de escolha no controle das infecções causadas pelas principais espécies de riquetsias, micoplasmas, espiroquetas e clamídias que acometem cães, gatos e aves.
DOXY SUSPENSÃO é indicado para cães e gatos no tratamento de: Febre maculosa ("Rocky Mountain Spotted Fever"), causada por Rickettsia rickettsii; Ehrlichiose canina, causada por Ehrlichia canis; Babesiose canina, causada por Babesia canis; Borreliose, causada por Borrelia burgdorferi; Bartonelose, causada por Bartonella spp.; Hemobartonelose, causada por Haemobartonella felis; Infecções respiratórias tais como pneumonia e broncopneumonia causadas por Bordetella spp., Haemophilus influenzae, Staphylococcus spp., Streptococcus pneumoniae, Streptococcus spp.; Infecções genito-urinárias tais como cistites causadas por cepas sensíveis de Brucella canis, Enterococcus spp., Escherichia coli, Enterococcus spp., Klebsiella spp., Leptospira spp., Staphylococcus spp. e Streptococcus spp.; Infecções de tecidos moles em felinos causados por Bacteroides tectum; Infecções intestinais causadas por cepas sensíveis de Escherichia coli, Salmonella spp. e Shiguella spp.
DOXY SUSPENSÃO é indicada para aves ornamentais, no tratamento de: Psitacose ou Clamidiose, causada por Chlamydia psitacci e Pseudotuberculose dos canários, causada por Yersinia spp.
Fórmula (Cada 200 mL contém):
Doxiciclina (Monohidratada) |
300,0 mg |
Excipiente q.s.p.
|
900,0 mg |
Posologia e modo de usar: Adicionar 60 mL de água filtrada (Fig. 1), ao frasco que contém o produto e agitar para obter a suspensão que deverá ser administrada por via oral, nas doses abaixo recomendadas. Após a preparação do produto, a suspensão deverá ser utilizada dentro de no máximo 14 dias, podendo ser conservada em temperatura ambiente.
Para cães: No tratamento da maioria das infecções sensíveis à doxiciclina, a dose de ataque a ser administrada deve ser de 5 a 10 mg/Kg de peso corporal (1 a 2 mL da suspenção a cada 1 Kg de peso), por via oral, administrada a cada 12 horas, seguida pela administração de doses de manutenção de 2,5 a 5,0 mg/Kg de peso corporal (0,5 a 1 mL da suspensão a cada 1 Kg de peso) a cada 12 horas, durante 14 dias.
Contra-indicações: O produto é contra-indicado em casos de hipersensibi-lidade conhecida às tetraciclinas e em pacientes com "miastenia gravis".
Esquemas especiais de tratamento:
Erlichiose canina:
- casos agudos: 5 mg/Kg de peso corporal (1mL da suspensão a cada 1 Kg de peso) por dia, durante 7 a 10 dias.
- casos crônicos: 10 mg/Kg de peso corporal (2 mL da suspensão a cada 1 Kg de peso) por dia, durante 7 a 21 dias. Brucelose canina:
- 25 mg/Kg de peso corporal (5 mL da suspensão a cada 1 Kg de peso) por dia, durante 14 dias.
Para gatos: A dosagem recomendada nas infecções sensíveis à doxiclina é de 5 a 10 mg/Kg de peso corporal (1 a 2 mL da suspenção a cada 1 Kg de peso) a cada 12 horas, durante 7 a 14 dias.
Para aves ornamentais: A dosagem recomendada nas infecções sensíveis à doxiciclina é de 25 mg/Kg de peso corporal (5 mL da suspensão a cada 1 Kg de peso ), por via oral, a cada 12 horas, durante 14 dias ou 50 mg/Kg de peso corporal (10 mL da suspensão a cada 1 Kg de peso corporal), por dia, durante 14 dias. As dosagens, bem como a duração do tratamento podem ser modificadas a critério do Médico Veterinário.
Precauções: Como toda antibioticoterapia, especialmente de longa duração, o tratamento com o produto pode permitir a progressão de infecções por bactérias ou fungos não sensíveis ao agente antimicrobiano utilizado.
Assim como outras tetraciclinas, a doxiciclina pode formar um complexo estável de cálcio nos tecidos osteogênicos, apesar de que "in vitro" ela fixa menos o cálcio que outras tetraciclinas. Sabe-se que a doxiciclina administrada durante a fase de desenvolvimento dos dentes (terço final da gestação, durante a lactação, período neonatal e infância), pode provocar descoloração permanente dos dentes. Isto ocorre mais em tratamentos prolongados e em altas doses. Não administrar o produto em fêmeas gestantes durante o terço final da gestação, em cadelas ou gatas lactantes e nem em animais jovens em fase de desenvolvimento da dentição.
Eventualmente poderão ocorrer casos de fotossensibilidade em pacientes tratados e expostos à luz solar direta ou luz ultravioleta. Nesse caso, o tratamento deverá ser descontinuado à primeira evidência de eritema. Recomenda-se que o tratamento seja prolongado por um período mínimo de 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.
Efeitos Colaterais: Os principais efeitos colaterais relatados em cães foram: náusea, vômito, anorexia e/ou diarréia.
Estes efeitos podem ser aliviados administrando-se a droga junto com alimentos, sem que isso cause prejuízo para a absorção da mesma.
|